Tempo

O sol veio, mas o alerta para moradores de regiões afetadas pela chuva continua

"

Nesta quarta-feira, o sol brilhou forte em Santa Maria para o alívio de quem sofreu com a chuva dos últimos dias. O dia foi para lavar roupas, abrir as janelas e aumentar a esperança de quem não vê a hora de voltar para casa. É que mesmo com o tempo claro, o alerta seguia para os moradores do Passo do Verde.

O Rio Vacacaí ainda estava subindo e, na quarta-feira, atingiu a marca de 4m25cm. De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Adelar Vargas, das 23h de terça-feira até às 7h de quarta, o rio havia subido cerca de 90 centímetros e devia subir ainda mais 50 cm até o final do dia. Mas a notícia boa é que o tempo deve se manter seco até a semana que vem e, nesta quinta a água deve começar a baixar.

_ Agora é que estão chegando as águas de São Gabriel. Nossa expectativa é que a água comece a baixar a partir de amanhã (hoje) _ afirma Vargas.

Ainda segundo o secretário, só é possível ter acesso a algumas casas usando barcos. Segundo os moradores, que já conhecem a realidade do local, o trabalho de remoção da água e do barro acumulados nas casas deve acontecer entre esta quinta e sexta-feira, quando o rio voltar ao seu nível normal.

No distrito de São Valentim, o trânsito em três estradas que estavam alagadas voltou ao normal. De acordo com o subprefeito, Julio Cezar Toniolo, equipes atuam na melhoria das vias. Na tarde de ontem, o Corredor Cirineu Rocha e o Corredor dos Piveta receberam pedras para tapar os buracos. Hoje, o trabalho deve ser realizado na Estrada do Sarandi e na localidade de Colônia da Conceição.

_ Essa é uma medida emergencial, para que o trânsito pudesse voltar. Mas vamos fazer uma recuperação detalhada nessas estradas _ afirma Toniolo.

Em São Sepé, até a tarde de quarta, 20% da população ainda permanecia sem água. A previsão é que o serviço fosse normalizado até a noite de ontem. Segundo o Chefe de Unidade de Saneamento da Corsan, Diego Silveira, o nível do Rio São Sepé baixou, o que possibilitou que mergulhadores entrassem no rio para descobrir o que estava causando a obstrução do canal de captação:

_ Já estamos trabalhando com 50% da vazão. Vamos colocar mais uma bomba submersa, para dar apoio na distribuição de água. Assim, apenas as partes mais altas da cidade ainda não estão abastecidas. Já em São Gabriel, segundo o coordenador da Defesa Civil, Felipe Nascimento Abib, as quatro famílias do bairro Mato Grosso, que estavam fora de casa desde terça-feira, devem retornar para as suas residências hoje.

_ O nível do Vacacaí baixou mais de meio metro. Seguimos monitorando as cerca de 50 famílias ribeirinhas, mas o pior já passou _ afirma Abib.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Personal trainer é flagrado com material pornográfico e anabolizantes em Santa Maria

Próximo

Moradores de São Sepé estão sem água desde segunda-feira

Geral